XAROPE GUACOFLUS - broncodilatador e expectorante.
Medicamento Fitoterápico Tradicional
Composição do Guacoflus: Frasco com 150 ml. Cada ml contém 0,1 ml de tintura de Mikania glomerata Sprengel com 80 mcg de cumarina.
Categoria do Guacoflus: Medicamento Fitoterápico Tradicional.
Registro no MS: 1.5275.0003.
Farm. Resp. do Guacoflus: Deise Elisa Cenci Peters CRF/SC 3075
USO do Guacoflus: ADULTO e INFANTIL (crianças a partir de 2 anos).
INFORMAÇÕES AO PACIENTE
O XAROPE GUACOFLUS é um medicamento fitoterápico tradicional, broncodilatador e expectorante, a base de tintura de Mikania glomerata Sprengel (guaco) indicado no tratamento da tosse aguda e como adjuvante no tratamento de afecções do trato respiratório, com chiado no peito com cansaço, sem causa aparente.
AÇÃO DO MEDICAMENTO
O uso de Mikania glomerata (Guaco) para o tratamento de afecções respiratórias já é conhecido há muito tempo pela medicina popular. Estudos preliminares de avaliação farmacológica do Guaco têm indicado atividade broncodilatadora devido ao efeito da cumarina sobre a musculatura lisa, o que justifica o seu uso em afecções do trato respiratório. Estudos demonstram que a Mikania glomerata foi capaz de promover relaxamento de traquéia isolada de cobaia contraída com histamina e acetilcolina. Além disto, evidenciou-se o efeito relaxante por Mikania glomerata em brônquio isolado de humano contraído com potássio.
INDICAÇÕES DO MEDICAMENTO
O XAROPE GUACOFLUS é um medicamento fitoterápico tradicional indicado em casos de tosse aguda e como adjuvante no tratamento de afecções do trato respiratório.
RISCOS DO MEDICAMENTO
CONTRA INDICAÇÕES
O XAROPE GUACOFLUS e contra indicado para pacientes com, hipersensibilidade a cumarina e a pacientes diabéticos sem acompanhamento médico, pois contém açúcar em sua formulação. Não deve ser utilizado por mulheres grávidas e quando estiver amamentando. Este medicamento está contra-indicado para pacientes com doença hepática ou com distúrbios da coagulação.
INTERAÇÕES MEDICAMENTOSAS
Até o momento não foram constatadas interações medicamentosas com o XAROPE GUACOFLUS. No entanto, devido à presença de cumarina no XAROPE GUACOFLUS pode ocorrer exacerbação do efeito dos anticoagulantes orais.
SUPERDOSAGEM
O XAROPE GUACOFLUS em altas doses pode provocar vômito, diarréia e aumento do tempo de coagulação.
GRAVIDEZ E LACTAÇÃO
Até o momento não foram evidenciados riscos durante este período. Porém como ainda não foram realizados estudos toxicológicos, o XAROPE GUACOFLUS deve ser evitado por mulheres grávidas ou no período de amamentação.
"Não deve ser utilizado durante a gravidez e a amamentação, exceto sob orientação médica. Informe ao seu médico ou cirurgião-dentista se ocorrer gravidez ou iniciar a amamentação durante o uso deste medicamento".
"Este medicamento é contra-indicado para crianças abaixo de 2 anos de idade".
"Informe ao médico ou dentista o aparecimento de reações indesejáveis".
"Informe ao médico ou dentista se você está fazendo o uso de algum outro medicamento".
MODO DE USO
O XAROPE GUACOFLUS é um medicamento líquido, límpido, com sabor adocicado, odor aromático e de cor castanho.
O XAROPE GUACOFLUS é um medicamento fitoterápico elaborado a partir da tintura de Mikania glomerata Sprengel e devido a sua complexidade química pode haver precipitação dos princípios ativos durante o armazenamento. No entanto, este fato não interfere na atividade esperada do medicamento.
Recomenda-se agitar o medicamento antes de usar.
POSOLOGIA
Usar o medicamento somente por via oral.
Adultos: 5 a 15 ml de 3 a 4 vezes ao dia.
Crianças acima de 2 anos: 5 ml, 3 vezes ao dia ou a critério médico.
"SIGA CORRETAMENTE O MODO DE USAR. NÃO DESAPARECENDO OS SINTOMAS, PROCURE ORIENTAÇÃO MÉDICA OU DE SEU CIRURGIÃO-DENTISTA".
"NÃO USE MEDICAMENTO COM PRAZO DE VALIDADE VENCIDO. ANTES DE USAR OBSERVE O ASPECTO DO MEDICAMENTO".
REAÇÕES ADVERSAS
Nas doses terapêuticas descritas na posologia não foram observadas reações adversas.
CONDUTA EM CASO DE SUPERDOSE
São sintomas de superdose do medicamento: vômito, diarréia e aumento do tempo de coagulação. Em caso de superdose promover esvaziamento gástrico induzindo o vômito e procurar imediatamente socorro médico.
CUIDADOS DE CONSERVAÇÃO E USO
Como todo medicamento o XAROPE GUACOFLUS deve ser guardado em sua embalagem original e conservado em local fresco (temperatura ambiente) ao abrigo da luz e umidade. Armazenado nestas condições, o medicamento se manterá próprio para consumo durante o seu prazo de validade.
O Prazo de validade do XAROPE GUACOFLUS é de 24 meses após a data de sua fabricação.
"TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS".
Saiba mais sobre a planta:
Constituintes químicos: óleo essencial rico em: resinas, taninos, saponinas, guacosídio, diterpenos e sesquiterpenos (cineol, borneol e eugenol), substância amarga (guacina, cumarinas, guacosídeo), ácido caurenóico, ácido isobutiriloxi caurenóico, heterósida, ácido cinamoilgrandiflórico, ácido entkaur-16-eno-19-óico, ácido namoilgrandiflórico, ácido estigmast-22-en-3-ol, estigmasterol, flavonóides, esteróis.
Propriedades medicinais: antiasmática, antiespasmódica, antigripal, antiinflamatória, antimicrobiana, antinevrálgica, antiofídica, anti-reumática, anti-séptica das vias respiratórias, antitussígena, aromática, béquica, broncodilatadora, calmante, cicatrizante, conservante, depurativa, emoliente, estimulante, estomáquica, expectorante, febrífuga, hepatoprotetora, hipotensora (folhas frescas), peitoral, sedativa, sudorífera, tônica.
Indicações: ácido úrico, afecções do trato respiratório, albuminúria, ansiedade, artrite, asma, bronquite, contusões, coqueluche, dermatites, eczema pruriginoso, febre, ferimentos, gota, hemiplegia (paralisia de um lado do corpo), inflamação de garganta, inflamações intestinais, insônia, malária, manchas de pele, micoses, nevralgia, picada de insetos e cobras, pruridos, resfriado febril, reumatismo, rouquidão, sífilis, tosses rebeldes, úlceras.
Contra-indicações/cuidados: devido às cumarinas, é contra-indicado para pessoas com hepatopatias (antagonista da vitamina K), trombocitopenia e coagulopatias. Contra indicada para pessoas que usam anticoagulantes ou heparina (aumenta o risco de sangramento). Não indicada para menores de dois ano de idade e mulheres na menstruação. O uso excessivo pode causar taquicardia, vômitos e diarréia.
Efeitos colaterais: pode causar vômitos e diarréia se usado em excesso. Podem ocorrer acidentes hemorrágicos, quando usado em tempo prolongado.
O XAROPE GUACOFLUS é um medicamento fitoterápico tradicional, broncodilatador e expectorante, a base de tintura de Mikania glomerata Sprengel (guaco) indicado no tratamento da tosse aguda e como adjuvante no tratamento de afecções do trato respiratório, com chiado no peito com cansaço, sem causa aparente.
<< Home